sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO COM HIPERTEXTO


ESCOLA MARIA DALLAFIORA COSTA
PRIMAVERA DO LESTE
PROFESSORA:JEICIMARY OLIVEIRA DE MORAES

PLANO DE AULA
Objetivos
A educação infantil tem como principal objetivo acolher, a criança em um ambiente educativo proporcionando, cuidados básicos para seu desenvolvimento, nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
Objetivos Específicos
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitindo à criança a descoberta de hipóteses.
Oportunizar a auto-estima.
Favorecer o aprendizado através de atividades lúdicas.
Enfatizar o início da vida social, segurança e independência num ambiente afetivo e acolhedor, onde a criança sinta prazer em aprender.

Potencialidades
As crianças da creche estão divididas nos grupos berçário, mini-grupo, 1°, 2° e 3° estágios. As atividades relacionadas para esses grupos respeitam prioritariamente a idade de cada criança.
Dentro da rotina das crianças é proposto projetos contextualizados relacionados aos estudos de, músicas, educação física, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, horta e culinária, parâmetros que norteiam o Referencial Curricular de Educação Infantil.
Neste segundo semestre as crianças desenvolveram variadas atividades, e essas atividades favoreceram avanços importantes para o desenvolvimento de suas aprendizagens.
2 anos
  • Recebem e trocam entre os pares estímulos variados
  • Movimentam-se com mais desenvoltura
  • Tem possibilidades de iniciar e cantar música sem o auxílio da educadora
  • Possui controle do corpo para a utilização de banheiro.
(esfíncter)

Necessita de assistência
3 anos
  • Nas atividades de artes , manuseiam com facilidade pincéis, (Coordenação motora fina)
  • Diferenciam uma determinada cor da outra, não sabem determinar nomes
  • Noção espacial (dentro e fora) e (maior e menor)
  • Linguagem oral (contos de fadas, roda de conversa)
  • Instrumentos musicais variados (percepção de sons)
2° estágio: 5 anos
    • Manuseio da horta
    • Manuseio de instrumentos musicais
    • Facilidade de memorização das musicas
    • Escrevem o nome
    • Reconhecem algumas letras do alfabeto
    • Reproduzem histórias variadas
    • Produção de desenhos
    • Distingue cores
    • Conhecem formas geométricas (circulo, quadrado)
1. Participa do ato de contar e recontar historias;
2. Manifesta curiosidade;
3. Faz diferenciação das cores ;
4. Demonstra atenção e concentração no desenvolvimento das atividades;
5. É questionador suas perguntas tem funções definidas.

3° estágio: 6 anos
    • Aprendizagens variadas
    • Escrevem e identificam o nome próprio
    • Desenhos definidos
    • Manuseio e identificação de hortaliças
    • Participação nas aulas de culinária
    • Sabem contar e distinguir os números
    • Reconhecem as letras do alfabeto
    • Demonstra facilidade em liderança e formação de grupos

1.Organiza suas próprias regras e estabelece liderança;
2. Utiliza-se de cálculo mental;
3.Demonstra facilidade em desenhar (planeja seus desenhos e quando o resultado não satisfaz faz críticas)
Em todos momentos as educadoras oferecem atividades intencionais que favorecem oportunidades das crianças interagirem entre si. Explorações de todo ambientes da creche, que favoreça para as crianças situações diferenciadas tais como apresentação de músicas para as demais turmas; atividades com o uso de fantoches; artes plásticas para desenvolver a expressão artística como trabalhos manuais; culinária para desenvolver habilidades como coordenação motora fina e artística fato que ocorre quando
as crianças constroem formas para a massa; horta favorece a ação de cuidar da plantação, incentivo a alimentação com verduras e legumes;
Desafios

Os desafios ainda perduram alguns itens do 1° semestre tais como:

  1. Comprometimento e entendimento dos pais para com a instituição; em situações diárias, horários.

  2. Falta de compreensão dos pais em determinados assuntos em relação às crianças causando brigas entre mães dentro da creche;
3. Participação dos pais em reuniões do CEI, falta de tempo para atender ao chamado da creche
  1. Higiene das crianças, falta de preparo para o cuidado dos filhos; falta de banheiro nas casas ;
  2. Falta de respeito das crianças, para com as educadoras e com as crianças;
Possíveis Soluções
  1. Em relação às situações diárias como horário de entrada e saída os pais tem tolerância de meia hora em caso de atrasos, após o horário as crianças voltarão para casa. Nos dias de chuva há de uma hora para os atrasos.
  1. Estabelecer regras para as mães que brigam na frente dos filhos dentro do CEI. (não entrada da mesma dentro do CEI num determinado período), NESTE CASO A MÃE DEVERÁ ARRUMAR ALGUÉM RESPONSÁVEL PARA TRAZER A CRIANÇA.
  1. Estabelecer regras para as mães que comparecem nas reuniões de pais. (CRIANÇA SÓ VOLTARÁ A FREQUENTAR O CEI, APÓS O COMPARECIMENTO DAS MÃES)
  1. Além das conversas junto com a enfermeira sobre higiene, buscar uma maneira de encaminhar os responsáveis pelas crianças para unidades de saúde para que participem de palestras sobre cuidados essenciais sobre o tema em questão.
5. Encaminhar as crianças que necessitem de apoio psicológicos para que trabalhem junto com a família. Apoio dos pais para com o CEI em casos extremos.


Anexos
Observação:
Educadores: A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada na autonomia da criança. Visto que a coordenação procura despertar e direcionar as educadoras nos momentos de formação continuada um trabalho claro e objetivo onde as mesmas se apropriam das seguintes capacidades:
  • Identificar as características esperadas para cada fase do desenvolvimento infantil;
  • Conhecer a criança nas suas potencialidades e limitações, respeitando seu ritmo próprio de desenvolvimento;
  • Fornecer um ambiente de estímulos e experiências que propiciem um desenvolvimento feliz e saudável;
  • Prevenir possíveis distúrbios de desenvolvimento e aprendizagem, a partir de um maior conhecimento sobre o processo evolutivo infantil;
  • Realizar com a criança brincadeiras e atividades prazerosas que irão favorecer sua evolução em todas as áreas importantes do desenvolvimento infantil.
Comunidade atendida: Nos eventos oferecidos pela creche a participação das famílias tem sido muito boa. Sempre que tem dúvidas de alguma coisa procura-nos para esclarecer as mesmas. Em relação às situações de sala de aula primeiramente as mães procuram as professoras. No 1° semestre foram feitas algumas perguntas para as mães onde às famílias atendidas na creche deram suas opiniões em ralação ao atendimento:
Embora as crianças atendidas são carentes uma porcentagem considerável matriculou as crianças pensando no desenvolvimento das mesmas, isso é um fato muito importante pois se percebe que as famílias preocupam-se com o desenvolvimento intelectual das crianças.

 

projeto: horta orgânica


ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DALLAFIORA COSTA”
PROFESSORAS: ELÉIA ROMOTTI E
JEICIMARY O. MORAES
TURMA: 5 ANOS III D

JUSTIFICATIVA
Nos dias de hoje nos deparamos com o consumo desperdício de alimentos estalados, cheios de conservantes e que não fazem bem para o nosso organismo, com o projeto horta orgânica, teremos uma visão de produção de alimentos saudáveis e o mais importante é que os alunos irão participar de todo o processo, desde a formação da sementeira, dos canteiros, adubação orgânica, e terão entendimento sobre a germinação e cuidados que devemos ter com os alimentos, além de poderem degustar futuramente dos mesmos produzidos por eles.

OBJETIVOS
Mostrar aos alunos que é possível ter uma horta orgânica na escola ou em casa e que além de gerar economia para a família é possível ter uma alimentação mais saudável.

OBJETIVOS GERAIS
*Adquirir noções de como funciona uma horta em sua estrutura;
* Perceber os cuidados com o plantio e os cuidados que devemos ter com as verduras, legumes e alguns temperos;
*Investigar o processo de germinação das verduras e legumes;
*Saber sobre os benefícios que as verduras e legumes tem em nossa saúde;
*Usar adubação orgânica;
*Mostrar como fazer uma horta orgânica, entendendo todos os processos desde o plantio até a colheita, acrescentando os alimentos colhidos na alimentação das crianças gerando economia para o município;
*Alertar sobre a importância que o meio ambiente tem a realizar atividades comemorando a data.

DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo é pedir ajuda para montar a estrutura da horta e colocar terra boa e adubada (os alunos não irão participar desse processo).
1º SEMANA
Falar com as crianças sobre a horta, o que é uma horta, e quais os alimentos que podemos produzir, e se eles realmente querem ajudar na construção.
Fazer uma visita ao local onde será implantada a horta. Apresentar o calendário de plantio das verduras e legumes.
Cada hortaliça possui características próprias quanto ao ciclo da vida, época referencial de plantio, necessidade de água, exigências nutricionais. Por exemplo, na época das chuvas muitas vezes temos problemas com encharcamento do solo, dificultando colheita de raízes e bulbos. Existem bons calendários de plantio à disposição em livros de horticultura.
IMPORTANTE: AO DECIDIR O TIPO DE HORTALIÇA PARA A TURMA, ORGANIZAR PARA QUE ALGUNS ALUNOS TRAGAM O TIPO DE SEMENTE ESCOLHIDO PARA A PROXIMA AULA.
2º SEMANA:
Teremos a primeira aula prática:
A turma terá um pequeno canteiro, os canteiros serão feitos com pneus de caminhão, que faremos juntos, misturando o adubo orgânico da composteira. Vamos olhar no calendário, para ver qual o tipo de hortaliça foi escolhido e juntos iremos misturar as sementes e terra e regar. Pregar um cartaz com o nome da turma, nome da hortaliça e data que foi plantada. Regar diariamente e observar o processo de germinação.
3º SEMANA:
Visitar a horta para ver como estão as hortaliças e melhorar as mesmas.
Voltando para a sala vamos nos ilustrar plantando as hortaliças na horta e o processo de germinação nos canteiros.
Todos irão saber quais os benefícios, vitaminas, que tem o seu tipo de hortaliça que foi plantada.
Por exemplo: ALFACE (fazer cartaz)
Então plantamos a alface, cebolinha, coentro e salsa.
A salada verde geralmente faz parte de uma refeição saudável e, mesmo que se utilize muita outra verdura, a alface é definitivamente o ingrediente mais popular. O consumo de alface vem aumentando a cada dia por razões básicas: as pessoas estão se preocupando cada vez mais com sua saúde e consumindo mais frutas e verduras, e o baixo custo da alface e de outras verduras utilizadas nas saladas, agora disponíveis ao inteiro, graças às técnicas modernas de refrigeração e transporte de alimentos.
***E ASSIM POR DIANTE COM CADA VERDURA.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

midiaindependente

 http://www.midiaindependente.org/
Eu achei o site muito interessante, pois mostra o que está acontecendo realmente em nosso país. Onde as pessoas acham que é dono do mundo e pode fazer tudo que querem, e é totalmente errado e contra a lei.