sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO COM HIPERTEXTO


ESCOLA MARIA DALLAFIORA COSTA
PRIMAVERA DO LESTE
PROFESSORA:JEICIMARY OLIVEIRA DE MORAES

PLANO DE AULA
Objetivos
A educação infantil tem como principal objetivo acolher, a criança em um ambiente educativo proporcionando, cuidados básicos para seu desenvolvimento, nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
Objetivos Específicos
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitindo à criança a descoberta de hipóteses.
Oportunizar a auto-estima.
Favorecer o aprendizado através de atividades lúdicas.
Enfatizar o início da vida social, segurança e independência num ambiente afetivo e acolhedor, onde a criança sinta prazer em aprender.

Potencialidades
As crianças da creche estão divididas nos grupos berçário, mini-grupo, 1°, 2° e 3° estágios. As atividades relacionadas para esses grupos respeitam prioritariamente a idade de cada criança.
Dentro da rotina das crianças é proposto projetos contextualizados relacionados aos estudos de, músicas, educação física, linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e sociedade, horta e culinária, parâmetros que norteiam o Referencial Curricular de Educação Infantil.
Neste segundo semestre as crianças desenvolveram variadas atividades, e essas atividades favoreceram avanços importantes para o desenvolvimento de suas aprendizagens.
2 anos
  • Recebem e trocam entre os pares estímulos variados
  • Movimentam-se com mais desenvoltura
  • Tem possibilidades de iniciar e cantar música sem o auxílio da educadora
  • Possui controle do corpo para a utilização de banheiro.
(esfíncter)

Necessita de assistência
3 anos
  • Nas atividades de artes , manuseiam com facilidade pincéis, (Coordenação motora fina)
  • Diferenciam uma determinada cor da outra, não sabem determinar nomes
  • Noção espacial (dentro e fora) e (maior e menor)
  • Linguagem oral (contos de fadas, roda de conversa)
  • Instrumentos musicais variados (percepção de sons)
2° estágio: 5 anos
    • Manuseio da horta
    • Manuseio de instrumentos musicais
    • Facilidade de memorização das musicas
    • Escrevem o nome
    • Reconhecem algumas letras do alfabeto
    • Reproduzem histórias variadas
    • Produção de desenhos
    • Distingue cores
    • Conhecem formas geométricas (circulo, quadrado)
1. Participa do ato de contar e recontar historias;
2. Manifesta curiosidade;
3. Faz diferenciação das cores ;
4. Demonstra atenção e concentração no desenvolvimento das atividades;
5. É questionador suas perguntas tem funções definidas.

3° estágio: 6 anos
    • Aprendizagens variadas
    • Escrevem e identificam o nome próprio
    • Desenhos definidos
    • Manuseio e identificação de hortaliças
    • Participação nas aulas de culinária
    • Sabem contar e distinguir os números
    • Reconhecem as letras do alfabeto
    • Demonstra facilidade em liderança e formação de grupos

1.Organiza suas próprias regras e estabelece liderança;
2. Utiliza-se de cálculo mental;
3.Demonstra facilidade em desenhar (planeja seus desenhos e quando o resultado não satisfaz faz críticas)
Em todos momentos as educadoras oferecem atividades intencionais que favorecem oportunidades das crianças interagirem entre si. Explorações de todo ambientes da creche, que favoreça para as crianças situações diferenciadas tais como apresentação de músicas para as demais turmas; atividades com o uso de fantoches; artes plásticas para desenvolver a expressão artística como trabalhos manuais; culinária para desenvolver habilidades como coordenação motora fina e artística fato que ocorre quando
as crianças constroem formas para a massa; horta favorece a ação de cuidar da plantação, incentivo a alimentação com verduras e legumes;
Desafios

Os desafios ainda perduram alguns itens do 1° semestre tais como:

  1. Comprometimento e entendimento dos pais para com a instituição; em situações diárias, horários.

  2. Falta de compreensão dos pais em determinados assuntos em relação às crianças causando brigas entre mães dentro da creche;
3. Participação dos pais em reuniões do CEI, falta de tempo para atender ao chamado da creche
  1. Higiene das crianças, falta de preparo para o cuidado dos filhos; falta de banheiro nas casas ;
  2. Falta de respeito das crianças, para com as educadoras e com as crianças;
Possíveis Soluções
  1. Em relação às situações diárias como horário de entrada e saída os pais tem tolerância de meia hora em caso de atrasos, após o horário as crianças voltarão para casa. Nos dias de chuva há de uma hora para os atrasos.
  1. Estabelecer regras para as mães que brigam na frente dos filhos dentro do CEI. (não entrada da mesma dentro do CEI num determinado período), NESTE CASO A MÃE DEVERÁ ARRUMAR ALGUÉM RESPONSÁVEL PARA TRAZER A CRIANÇA.
  1. Estabelecer regras para as mães que comparecem nas reuniões de pais. (CRIANÇA SÓ VOLTARÁ A FREQUENTAR O CEI, APÓS O COMPARECIMENTO DAS MÃES)
  1. Além das conversas junto com a enfermeira sobre higiene, buscar uma maneira de encaminhar os responsáveis pelas crianças para unidades de saúde para que participem de palestras sobre cuidados essenciais sobre o tema em questão.
5. Encaminhar as crianças que necessitem de apoio psicológicos para que trabalhem junto com a família. Apoio dos pais para com o CEI em casos extremos.


Anexos
Observação:
Educadores: A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada na autonomia da criança. Visto que a coordenação procura despertar e direcionar as educadoras nos momentos de formação continuada um trabalho claro e objetivo onde as mesmas se apropriam das seguintes capacidades:
  • Identificar as características esperadas para cada fase do desenvolvimento infantil;
  • Conhecer a criança nas suas potencialidades e limitações, respeitando seu ritmo próprio de desenvolvimento;
  • Fornecer um ambiente de estímulos e experiências que propiciem um desenvolvimento feliz e saudável;
  • Prevenir possíveis distúrbios de desenvolvimento e aprendizagem, a partir de um maior conhecimento sobre o processo evolutivo infantil;
  • Realizar com a criança brincadeiras e atividades prazerosas que irão favorecer sua evolução em todas as áreas importantes do desenvolvimento infantil.
Comunidade atendida: Nos eventos oferecidos pela creche a participação das famílias tem sido muito boa. Sempre que tem dúvidas de alguma coisa procura-nos para esclarecer as mesmas. Em relação às situações de sala de aula primeiramente as mães procuram as professoras. No 1° semestre foram feitas algumas perguntas para as mães onde às famílias atendidas na creche deram suas opiniões em ralação ao atendimento:
Embora as crianças atendidas são carentes uma porcentagem considerável matriculou as crianças pensando no desenvolvimento das mesmas, isso é um fato muito importante pois se percebe que as famílias preocupam-se com o desenvolvimento intelectual das crianças.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário