sexta-feira, 18 de novembro de 2011

projeto: horta orgânica


ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DALLAFIORA COSTA”
PROFESSORAS: ELÉIA ROMOTTI E
JEICIMARY O. MORAES
TURMA: 5 ANOS III D

JUSTIFICATIVA
Nos dias de hoje nos deparamos com o consumo desperdício de alimentos estalados, cheios de conservantes e que não fazem bem para o nosso organismo, com o projeto horta orgânica, teremos uma visão de produção de alimentos saudáveis e o mais importante é que os alunos irão participar de todo o processo, desde a formação da sementeira, dos canteiros, adubação orgânica, e terão entendimento sobre a germinação e cuidados que devemos ter com os alimentos, além de poderem degustar futuramente dos mesmos produzidos por eles.

OBJETIVOS
Mostrar aos alunos que é possível ter uma horta orgânica na escola ou em casa e que além de gerar economia para a família é possível ter uma alimentação mais saudável.

OBJETIVOS GERAIS
*Adquirir noções de como funciona uma horta em sua estrutura;
* Perceber os cuidados com o plantio e os cuidados que devemos ter com as verduras, legumes e alguns temperos;
*Investigar o processo de germinação das verduras e legumes;
*Saber sobre os benefícios que as verduras e legumes tem em nossa saúde;
*Usar adubação orgânica;
*Mostrar como fazer uma horta orgânica, entendendo todos os processos desde o plantio até a colheita, acrescentando os alimentos colhidos na alimentação das crianças gerando economia para o município;
*Alertar sobre a importância que o meio ambiente tem a realizar atividades comemorando a data.

DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo é pedir ajuda para montar a estrutura da horta e colocar terra boa e adubada (os alunos não irão participar desse processo).
1º SEMANA
Falar com as crianças sobre a horta, o que é uma horta, e quais os alimentos que podemos produzir, e se eles realmente querem ajudar na construção.
Fazer uma visita ao local onde será implantada a horta. Apresentar o calendário de plantio das verduras e legumes.
Cada hortaliça possui características próprias quanto ao ciclo da vida, época referencial de plantio, necessidade de água, exigências nutricionais. Por exemplo, na época das chuvas muitas vezes temos problemas com encharcamento do solo, dificultando colheita de raízes e bulbos. Existem bons calendários de plantio à disposição em livros de horticultura.
IMPORTANTE: AO DECIDIR O TIPO DE HORTALIÇA PARA A TURMA, ORGANIZAR PARA QUE ALGUNS ALUNOS TRAGAM O TIPO DE SEMENTE ESCOLHIDO PARA A PROXIMA AULA.
2º SEMANA:
Teremos a primeira aula prática:
A turma terá um pequeno canteiro, os canteiros serão feitos com pneus de caminhão, que faremos juntos, misturando o adubo orgânico da composteira. Vamos olhar no calendário, para ver qual o tipo de hortaliça foi escolhido e juntos iremos misturar as sementes e terra e regar. Pregar um cartaz com o nome da turma, nome da hortaliça e data que foi plantada. Regar diariamente e observar o processo de germinação.
3º SEMANA:
Visitar a horta para ver como estão as hortaliças e melhorar as mesmas.
Voltando para a sala vamos nos ilustrar plantando as hortaliças na horta e o processo de germinação nos canteiros.
Todos irão saber quais os benefícios, vitaminas, que tem o seu tipo de hortaliça que foi plantada.
Por exemplo: ALFACE (fazer cartaz)
Então plantamos a alface, cebolinha, coentro e salsa.
A salada verde geralmente faz parte de uma refeição saudável e, mesmo que se utilize muita outra verdura, a alface é definitivamente o ingrediente mais popular. O consumo de alface vem aumentando a cada dia por razões básicas: as pessoas estão se preocupando cada vez mais com sua saúde e consumindo mais frutas e verduras, e o baixo custo da alface e de outras verduras utilizadas nas saladas, agora disponíveis ao inteiro, graças às técnicas modernas de refrigeração e transporte de alimentos.
***E ASSIM POR DIANTE COM CADA VERDURA.

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